Editorial

O título do editorial pode parecer redundante, porque todas as organizações são eminentemente “sociais”, mas hoje assisti- mos a uma evolução neste pressuposto, devido ao facto de elas serem percepcionadas e avaliadas não só pelo seu desempenho financeiro, qualidade dos produtos e serviços, mas cada vez mais pelo relacionamento que mantêm com o seu “meio ambiente”, e isso tem um grande impacte ao nível da “lealização” dos colaboradores e fidelização dos clientes. É o que mostra o mais recente estudo “Human Capital Trends 2018” da consultora Deloitte, que este ano reflecte a opinião de mais de 11.000 líderes de 124 países – incluindo Angola – cujo resumo trazemos às nossas páginas pelas mãos de José Subtil, Human Capital Leader da Deloitte e Conselheiro Human Capital Angola.

 

E continuando no “social”, também trazemos para esta edição uma visita à Novabase Academy e ao seu programa de estágios. Uma louvável iniciativa da maior empresa tecnológica portuguesa que vem formando, ano após ano, vagas de jovens talentos angolanos que coloca no mercado de trabalho e com isso contribui não só para o crescimento profissional dos quadros angolanos, mas também para o crescimento das organizações que os acolhem.

 

Nesta edição tivemos também o privilégio de entrevistar Eunice de Carvalho, Directora Geral da Unitel para os Assuntos Corporativos, e uma referência angolana no campo da gestão, com uma carreira a todos os níveis admirável e cujos maiores marcos profissionais partilhou com a Human Capital. Ainda no campo das entrevistas, na secção My Human Capital Leader, tivemos igualmente o prazer de falar com Gladys Dinis, Directora de Recursos Humanos do Banco BFA e que é hoje indiscutivelmente um dos casos de sucesso naquilo que podemos chamar a nova geração de gestores angolanos. Finalmente, como exemplo de boas práticas empresariais e inserido na secção Inside Out, falamos sobre a 1ª edição do Programa Kima do Grupo Zahara, do qual a cadeia de retalho Kero é a marca mais conhecida, que é um programa de trainees, que visa a captação dos melhores talentos à saí- da das universidades. No campo dos artigos de opinião, chamo a atenção para um valioso contributo editorial de José Bancaleiro sobre o futuro das organizações e da Patrícia Ferrão sobre a utilização do game design ou gamificação no pro- cesso formativo. Pelo meio, como habitualmente, juntamos outros artigos de opinião, sugestões de leitura e conselhos úteis.

 

Boa leitura. Estamos juntos! Somos Human!

LER MAIS

EDIÇÃO IMPRESSA

EDIÇÃO IMPRESSA

Ao subscrever a edição impressa você
irá receber a nossa revista na sua residência
ou local de trabalho.
SUBSCREVER
EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL

Subscreva a edição digital para poder ter
acesso ao conteúdo a partir de um smartphone,
tablet ou computador.
SUBSCREVER